LAÇOS DE ESPERANÇA

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Casa Vida inaugura em Rio Grande

Apartir do dia 14 de abril, os pacientes com câncer, seus acompanhantes e familiares de pacientes cardíacos da região em tratamento em Rio Grande passaram a contar com uma casa de abrigo no Município: a Casa Vida. A unidade está instalada na avenida Presidente Vargas, 692, próxima ao Hospital de Cardiologia e Oncologia da Santa Casa e entrou em funcionamento às 8h do dia 14.



A Casa Vida é uma Organização Não-Governamental (ONG) sem fins lucrativos e econômicos. Sua primeira unidade funciona em Pelotas, com atendimento a pacientes com câncer. Em Rio Grande, também atenderá os cardíacos da região que fizerem cirurgias na cidade. O auxílio é oferecido apenas às pessoas de baixa renda e é gratuito. Trata-se de um local onde o paciente com câncer é abrigado enquanto faz tratamento na cidade e acompanhantes de cardíacos submetidos à cirurgia podem descansar, sem limite de tempo.


No local, os abrigados tem 5 refeições diárias, medicação suplemento alimentar e fraudas geriátricas. Além disso, recebem apoio de uma equipe interdisciplinar, formada por psicóloga, assistente social e advogado. A assistente social Palmira Jaques ressaltou a importância da abertura da unidade em Rio Grande, “ agora os pacientes da região Sul de nosso Estado que tem como referência o tratamento na cidade de Rio Grande, poderão descansar e ter apoio necessário para enfrentar essa doença, pois o objetivo da Casa Vida é proporcionar uma melhor qualidade de vida” comentou Palmira.




Conforme José Bitencourt, coordenador da ONG, trata-se de uma organização não-governamental que tem como principal parceira para sua manutenção a comunidade. A ONG tem uma equipe de arrecadação que convida as pessoas a conhecer a Casa Vida e contribuir. Conta ainda com apoio de Ligas de Combate ao Câncer de municípios da região, secretarias de saúde e empresas.



A Casa em Rio Grande dispõe, inicialmente, de oito leitos para pacientes e oito para cuidadores. Os interessados podem fazer contato com a ONG, pelo telefone (53) 3232.8080. Em Pelotas, onde funciona há sete meses, está instalada na Andrade Neves, número 1156, e podem ser obtidas informações pelo telefone (53) 3028.1990.

2 comentários:

  1. Carla Ribeiro- Santa Vitoria do Palmar20 de outubro de 2010 18:50

    Obrigada Casa Vida, pelo acolhimento e carinho dado pelas pessoas que la trabalham e se dedicam de coração a ajudar pessoas que assim como eu que estive com meu pai internado em um hospital nesta cidade e não tinha um lugar para descansar um pouco. Graças a Deus existe esta ONG. Obrigada a assistente social Sabrina, Marisa e Bebel e demais pessoas que la estavam.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de saber Casa vida se vocês aceitam trabalho voluntario!

    ResponderExcluir