LAÇOS DE ESPERANÇA

domingo, 25 de abril de 2010

Carne bem passada aumenta risco de câncer de bexiga, diz pesquisa

A carne já é associada a maior risco de desenvolver câncer, principalmente de órgãos do aparelho digestivo. Agora, uma pesquisa da Universidade do Texas (EUA) afirma que comer muita carne, especialmente bem passada, aumenta o risco de câncer de bexiga. Após analisar os hábitos alimentares dos 1.700 participantes, o estudo concluiu que fritar, grelhar e assar a carne até ela ficar esturricada pode formar substâncias químicas causadoras de câncer e dobrar as chances de desenvolver câncer de bexiga.

Os resultados foram apresentados em uma conferência sobre câncer nos EUA. O risco é maior para aqueles que comem carnes vermelhas, como bifes, costeletas de porco e bacon. Mas até mesmo frango e peixe, quando fritos, aumentam significativamente as chances de câncer, graças à formação de compostos químicos denominados amino-heterocíclicos.

No levantamento, realizado ao longo de 12 anos, os pesquisadores analisaram o DNA de todos os participantes para verificar as diferentes formas de o organismo metabolizar a carne. A presença de certos genes faz com que algumas pessoas sejam quase cinco vezes mais propensas a desenvolver câncer de bexiga quando comem grandes porções de carne vermelha.
Fonte: INCA - 22 de abril 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário